Palmilha Inteligente - Você, livre das dores!

Artrose: verdades e mitos

Artrose, também conhecida por osteoartrose, é a doença mais comum do sistema musculoesquelético. Essa patologia acomete as articulações, afetando a cartilagem e danificando outros componentes articulares. Vale lembrar que a cartilagem é um tecido resistente e flexível, responsável por amenizar o atrito e impacto direto entre os ossos. Alguns dos sintomas mais comuns da artrose são: dor articular, rigidez e, como consequência, o enfraquecimento da musculatura ao redor da articulação acometida e limitação dos movimentos.

                                           artrose

Artrose
Essa é uma doença progressiva e degenerativa, isto é, ela modifica o funcionamento das células, tecidos ou órgãos do corpo humano. As articulações mais frequentemente acometidas pela osteoartrose são: as da coluna vertebral, as dos dedos das mãos, dos quadris, joelhos e pés.

A artrose, até hoje, ainda é cercada por diversos mitos. Confira abaixo alguns dos mitos e verdades que a envolvem:

A artrose não possui cura definitiva: VERDADE
Realmente, a artrose ainda não possui uma cura definitiva. No entanto, existem tratamentos que promovem uma melhora significativa no bem-estar e qualidade de vida dos pacientes, ajudando a melhorar ou acabar totalmente com os sintomas da doença.

A artrose se desenvolve de forma igual em todos os pacientes: MITO
 Apesar de existirem casos semelhantes de artrose, cada organismo é acometido pela doença de forma particular. Afinal, sua evolução depende muito da existência ou não de fatores que possam agravar o caso, como questões hereditárias, fatores hormonais, densidade óssea, obesidade, entre outros.

 O excesso de peso agrava os sintomas da artrose: VERDADE
 Por conta do excesso de peso, as articulações acabam sofrendo uma sobrecarga maior, agravando os sintomas da artrose.

Somente idosos são acometidos pela artrose: MITO
A artrose ainda é muito lembrada como um problema que surge exclusivamente com o envelhecimento. No entanto, embora a maioria dos casos de artrose de fato acometa pessoas acima dos 60 anos, essa doença não se restringe apenas aos idosos, podendo afetar crianças, jovens e adultos também.