Palmilha Inteligente - Você, livre das dores!

Os perigos da garrafa

de água esquecida no carro

 

Você tem o costume de deixar garrafas de água no carro? Sabia que isso pode ser muito perigoso para a sua saúde? Por causa do aquecimento natural do ambiente fechado, o bisfenol A (BPA), presente no plástico da garrafa, pode contaminar a bebida e causar sérios problemas no seu organismo.

O bisfenol A é um produto químico utilizados na composição de plásticos para aumentar a resistência desse material. A substância também está presente no nosso organismo de forma natural. Mas essa quantidade pode aumentar se consumirmos alimentos que foram contaminados com BPA presente na embalagem.

BPA presente nas embalagens pode prejudicar a saúde

Os níveis de BPA encontrados em alimentos que são armazenados em determinados recipientes não chegam a ser uma preocupação para a saúde. Mas algumas substâncias podem ampliar o efeito do bisfenol A em nosso organismo.

A polêmica sobre os possíveis problemas que o uso do BPA em embalagens ou recipientes pode causar surgiu a partir de estudos recentes. Os resultados, que ainda não são consideramos conclusivos, mostraram que é necessária uma dose muito alta de BPA para causar problemas no nosso organismo. Mas, por precaução, vários países, inclusive o Brasil, proibiram a importação e fabricação de utensílios para bebês com bisfenol A na composição, como mamadeiras e chupetas.

Mas, apesar de não comprovados, os danos que o consumo excessivo de BPA podem causar, principalmente se entrarem em contato com o organismo de um bebê ainda em formação no útero da mãe, são: alterações na produção dos hormônios, que trazem danos à saúde como infertilidade, modificações no desenvolvimento dos órgãos sexuais, endometriose e, até, câncer.

                                            AGUA 3

Dicas para evitar a exposição ao bisfenol A

Nunca esquente alimentos ou bebidas no micro-ondas em recipientes de plástico;
Não use recipientes de plástico para guardar alimentos ou bebidas no freezer;
Não utilize utensílios de plásticos que estejam rasgados ou arranhados;
Caso você use embalagens de plásticos para armazenar alimentos ou bebidas, evite as que têm símbolos de reciclagem 3 e 7 na parte interna ou externa.
Referências:

http://portal.anvisa.gov.br/web/ggali/bisfenol-a. - acessado em 15/07/2016;
http://www.endocrino.org.br/bisfenol/ - acessado em 15/07/2016. 

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica